Carece de fontes ou referências que apareçam em uma fonte respeitável. Os efeitos especiais são um conjunto de técnicas e elementos que são utilizados em tv ou cinema pra construção de ambientes, personagens ou realidades que não conseguem ocorrer na existência real, ou bem que não se poderá filmar.
Assim como são utilizados no mundo do espectáculo-interpretação, ilusionismo, teatro, ópera, concertos. A título de exemplo, uma viagem pro espaço, ou a transformação de um homem em lobisomem. Com o tempo, o anglicismo “efeito especial” (do inglês special effect) foi substituindo suporte “trucaje” (do francês trucage), que até tempos relativamente novas foi o mais utilizado pela língua espanhola.
Os efeitos especiais são tão antigos como o cinema mesmo. Costuma-Se contar que o “pai dos efeitos especiais”, sem sombra de dúvida, é Georges Meliès, um dos primeiros cineastas. Foi o pioneiro em diversas técnicas cinematográficas, que deram o impulso inicial pro que são hoje os efeitos especiais no cinema.
- SPF: No pote não é específica que contenha
- 19:48. GOOOOOLLLLLL DO BARCELONA GOOOLLLL DE VICKY LOSADA
- 1 Avisos em remédios que contêm amidos de cereais com glúten
- 6 Período de Ur III
Em um de seus filmes mais ilustres, Viagem à Lua, de 1902, apresenta uma enorme quantidade de efeitos especiais que, pela época, chegavam a crer magia. Uma de tuas maiores criações foi a junção, um ilustre descoberta que fez no momento em que, ao filmar uma cena na rodovia, sua câmera paralisou gerando a sensação de que um utensílio se trasformaba em outro. Foi por isso que Meliès começou a utilizar essa técnica em filmes em que, a título de exemplo, se representavam espectáculos de magia, no entanto o realista efeito de ilusionismo chegando lá, com a edição.
Esta técnica perdura ainda hoje, pelo motivo de, mesmo que de modo digital, mostra-se praticamente em todos os videos, sem importar seu gênero. Também, realmente compensa dizer que esse video da MGM, assim como se começa a fazer emprego de espuma ou látex para caracterizar os personagens, agregando-lhes as narinas, as orelhas e novas partes do corpo. Os efeitos especiais continuam a evoluir. No ano de 1968, Stanley Kubrik estreia um dos filmes mais respeitáveis a grau visual de toda a história do cinema: 2001: uma odisseia no espaço.
Esta recebeu um Oscar, além de outros mais, melhores efeitos especiais. No ano de 1975, Spielberg roda o video Tubarão. Pra essa finalidade, você precisa elaborar um tubarão animatrónico qualificado pra funcionar na água. Com a ajuda de Bob Mattey e graças à engenharia, construíram o animal errado.
Não é aterrorizado pelas dificuldades para rolar Tubarão, de Spielberg voltou a utilizar animais animatrônicos em teu vídeo de 1993 Jurassic Park. Perto à animatrónica, os marionetistas e os homens disfarçados, foi desse jeito possível doar vida aos dinossauros do parque jurássico.
Apesar de, se tem que discursar que o diretor bem como ajudou, em razão de um pouco de serviço digital na pós-criação para fazer isso. Os anos 1980 foram o decênio do auge dos efeitos práticos, que chegaram ao cume do refinamento.
Em especial, houve um boom pela arte da maquiagem de caracterização, essencialmente no cinema de terror. Meados dos anos 1990, os efeitos práticos começam a sofrer a concorrência de o digital (como ocorreu em Jurassic Park, começam a combinar-se com eles).