Menu fechado

É O único Na Casa

É O único Na Casa 1

Tartufo ou o impostor (Le Tartuffe ou l’Imposteur) é uma comédia em cinco atos, escrita em versos alexandrinos por Molière e estreada em Paris em doze de maio de 1664, no Teatro do Palais-Royal. A obra foi apresentada perante o Rei antes de tua estreia uma versão inacabada, com somente 3 atos. Mesmo sendo assim, consegue indignar ao partido dos devotos pelo seu conteúdo. A Companhia do Santo Sacramento usou a sua intervenção para adquirir que o trabalho é proibido.

Viam nela um ataque frontal à religião e aos valores que eles previam. É verdade que, depois da crítica da hipocrisia, que é o tópico principal da obra, se esconde bem como um ataque ao papel muito influente que tinham alguns devotos diretores espirituais, que na realidade eram saqueadores de heranças. O personagem Tartufo ilustrou de forma tão excelsa ao ser hipócrita que esse nome é usado já no Dicionário da Real Academia Espanhola para definir a pessoa hipócrita e falsa.

  • Seis De origem crioulo e gaúcho
  • Mensagens: população é de quatro 078
  • onze Referências 11.Um Literatura clássica
  • Sim -comentou Quincey Jones-. E bailo
  • Bone Bro

Ao publicar esta obra, Molière ataca um reduto muito influente: os falsos devotos. Entre eles encontram-se homens religiosos sinceros, contudo também manipuladores conscientes do poder que lhes podes ceder a tua devoção. Este segundo grupo é o que o autor ataca.

Orgón: Grande burguês parisiense, que goza de uma bacana situação econômica e social. É alguém autoritária, leva as rédeas de tua residência e faz observações pertinentes aos participantes da família. Não obstante, graças à intervenção de Tartufo, retrata-se como um ser idiota e incurável.

Com Tartufo em casa, carece de autoridade e de desejo, e também ótimo senso. É casado com Elmira. É o único na casa, e também sua mãe, Madame Pernelle, que não se fornece conta da evidente farsa do Tartufo. Apesar de ser um homem bastante inteligente e sensato, é muito temor dos castigos divinos, essencialmente, do castigo de dirigir-se pro inferno depois de uma vida pecaminosa.

Assim sendo, acredita cegamente em tudo o que diz Tartufo, mesmo que isto irá contra os interesses de tua família. Dorina: é a fiel empregada da residência de Orgón. Apesar disso, tem muita segurança com a família, e devido a isto, pode se intrometer pela existência dessa, como essa de no conflito causado por Tartufo.

Tartufo é o protagonista principal da obra, uma vez que em redor dele se desenvolve toda a trama. Aparece nessa tarde, no entanto ainda desta maneira sabemos como é pelos comentários que exercem os outros personagens. Desde o primeiro momento, por tua maldade e hipocrisia se faz odioso, efetivamente odioso.