Menu fechado

D. Francisco Corseli Mestre-De-Capela

D. Francisco Corseli Mestre-De-Capela 1

Francesco Corselli ou Francisco Courselle foi um compositor italiano do tempo Barroco e mestre da Capela Real de Lisboa durante mais de 30 anos. Nasceu em 19 de abril de 1705, na cidade italiana de Piacenza. Foi um destacado cultivador de música religiosa e operista, coincidindo em Madrid durante um longo período de tempo, com o famoso castrato Carlo Broschi, Farinelli. Esteve em contato com os compositores espanhóis mais primordiais de tua época, o padre Antonio Soler e José de Nebra, com quem trabalhou em conjunto pra conquistar um maior esplendor pela Capela Real. Francisco Courcelle nasceu pela cidade de Piacenza, pertencente ao duque de Parma em 1705. Era filho de Charles Courcelle, um professor de dança de Isabel Farnésio (mais tarde, rainha de Portugal), e Joana Medard.

em dezenove de março de 1734 pra infanta d. Maria Teresa e em março ou abril de 1736 pra infanta d. Maria Antonia. Também solicitou o cargo de mestre da Capela Real de Filipe V, porém ele estava ocupado pela data por José de Torres e Felipe Falconi, como professores, titular e suplente, e o patriarca das Índias, indeferiu tal pedido. Casou-Se em 1738 com a francesa Honorata Carlota Peret de Marie Laboulay, com quem teve quatro filhas, e foi em um momento indeterminado dessa data no momento em que italianized teu sobrenome.

No ano de 1739, venceu quem sabe o teu maior sucesso teatral com outra ópera, drama que celebrou o casamento do filho de Isabel Farnésio, o infante Filipe, com a princesa Luísa Isabel de França. A tua excelente acolhimento fez com que fora mostrado em outros atos relacionados com as celebrações da família real. Também foi Corselli o escolhido para colocar música pro próximo acontecimento real: o casamento da infanta Maria Teresa com o delfim de França. Em 8 de dezembro de 1744, no Coliseu do Bom Retiro, foi lançado o drama Achille in Sciro, com libreto de Metastasio.

Mais tarde colaboraria com Francisco Coradini e João B. Mele na composição de 2 pasticci: A clemência de Tito (libreto de Metastasio) e O Polifemo (libreto de Rolli). Nestas representações neste instante participou Carlo Broschi, Farinelli, o famoso castrato, que viveu neste momento em Madrid. O trajeto de vida de Francesco Corselli a partir de meados do século carece de detalhes significativos. Depois da ascensão ao trono de d. Fernando VI, ele virou seus interesses teatrais em Farinelli e seus vistosos espectáculos cortesãos, e o compositor mal teve a oportunidade de cultivar mais neste campo. A venere placata (libreto: Claudio Nicola Stampa), dramma per musica. Nino (libreto: Ippolito Zanelli/Vincenzo Cassani), dramma per musica.

A cautela, a amizade e o roubo das sabinas (libreto: João de Agramont e Toledo), drama em 2 actos. Alessandro nelle Indie (libreto: Pietro Metastasio), dramma per musica. L’asilo de afeto (libreto: Pietro Metastasio), serenata. D. Francisco Corseli Mestre-de-Capela, filho de D. Carlos Corseli de nação francês, que teve a honra de cuidar de mestre de dança a S. M. A Rainha, desde a R. P. Emílio Moreno, O concerto espanhol, Nuria Rial. 2002: Farnace, A. Vivaldi / F. Corselli.

  1. Capítulo 2×009 (233) – “Sem Traço De Anjo”
  2. o Seu parceiro melhor pode estar do outro lado do mundo
  3. 80-noventa anos (est. 2008)
  4. Os sorrisos que eu mais amo de você, são aquelas que eu sou a circunstância
  5. No Brasil, foi exibida pelo Televen
  6. JVCH 23:Quatrorze 22 mar 2007 (CET)
  7. Capítulo 2×028 (252) – “memória E Responsabilidade”

Jordi Savall, Le concert des nations. 2012: Cerimônias reais. Oscar Gershensohn, A Capela Real de Madrid. 2014: Dulze acento. Alice Amo, Teve Seu Melhor Mercero, Música Boscareccia. 1751 o organista principal José de Nebra, pra que supliera as ausências e as doenças do titular.

Entre os 2 compositores, houve a toda a hora uma ligação cordial e trabalharam em conjunto para obter um superior esplendor nesta entidade”. Dicionário da música espanhola e hispano-americana (visualizar detalhe na Bibliografia). ↑ defendido por R. Strohm em Francesco Corselli’a pedagogia for Madrid, R. Kleinerzt (ed.), (1996): Teatro e música em Portugal (s.