Menu fechado

A Vida Instruções De Uso

A Vida Instruções De Uso 1

A existência, instruções de utilização (título original em francês: La Vie mode d’emploi) é um romance do escritor francês Georges Perec, publicada em 1978. Trata-Se da obra mais ambiciosa do autor. Na França é reconhecida como um dos melhores livros do século XX.

O mesmo ano de tua publicação, o autor obteve por esta obra, o Prémio Médicis. Oulipo, no qual Perec desenvolveu tua paixão por jogos de palavras, lipogramas, anagramas e quebra-cabeças. Entre 1977 e 1978, antes de aparecer a novela, publicou em revistas alguns capítulos da obra.

Imediatamente após o texto citado, o autor procede a fazer um inventário relativamente exaustivo de tudo o que você vê deste desenho, de um jeito que, em seguida, usará assim como pela vida as instruções de emprego. Quanto aos nomes dos personagens da novela, Gaspard Winckler compartilha o mesmo nome do protagonista de O Condottiero, a tua primeira obra terminada, mesmo que publicada postumamente.

Embora os personagens de ambas as obras são de artistas plásticos, trata-se de personagens diferentes. Enquanto o Winckler Da vida, instruções de exercício é um artesão, o Condottiero é um falsificador de quadros de pintores populares, que acaba de matar o seu chefe.

O Condottiero bem como aparece um personagem chamado Jérôme, que é o mestre de Winckler, que o introduz pela arte de falsificações. O título dessa obra alega-se às contraintes (em português, “restrições”) do grupo Oulipo, do qual Georges Perec foi um membro ligeiro e prolífico. “instruções de emprego” que se podem colocar ao processo de escrita de um texto, de modo a ampliar as experctativas da escrita e incentivar a criatividade do autor. As contraintes que utiliza Perec foi nessa obra que se são capazes de apreciar em sua infraestrutura.

Também, o autor se permite várias exceções à especificação, as quais também são fomentadas pelo Oulipo, sob o nome de clínamen. O livro tem uma amplo variedade de jogos de palavras, tais como hipogramas ou sutis brincadeiras pessoais relacionadas com o grupo.

O livro começa com um “Preâmbulo”, onde o autor fala sobre a arte de fazer e completar o quebra-cabeça. A ordem dos episódios se comporta de acordo com uma solução do defeito do cavalo —normalmente filiado a uma grade de 8×8, correspondentes a um tabuleiro de xadrez— encontrada experimentalmente por o mesmo Perec. Dessa maneira, cada quarto tem associada um episódio contrário, e só se descreve por todo o livro uma única vez.

  • Quatro – Determinar que a ideia geral do tópico
  • Raúl Mejía (discussão) 13:55 17 jun 2017 (UTC)
  • oito Introdução das vexillationes (setenta e seis d. C-117 d. C)
  • quatro Produtos de consumo
  • quatro Sr. Dupette
  • No dia 26 de Junho, são as festas da cidade, Das Palmas, neste instante estarei te esperando. Que nível
  • cinco Filmes de fãs

A única exceção à diretriz é o porão da Espanha, Além do curso do edifício, Perec projetou um algoritmo para descrever os elementos em cada uma de tuas estadias. 21 pares de listas temáticas —autores, mobiliário, animais, cores, sentimentos, música, adjetivos, entre outras— cada uma delas constituída por 10 itens, totalizando 420 elementos pra compartilhar entre as cem estadias do edifício, e entre os 99 episódios. “Índice de algumas das histórias contadas por este livro.”

em 23 de junho de 1975, instantes antes de ser atendidas as 8 da noite. Estas histórias abrangem, em conjunto, um tempo compreendido desde 1833 até 1975. Muitas delas estão de algum jeito relacionadas com a de Percival Bartlebooth, que se poderá opinar a história principal da novela.

Bartlebooth é um miliardário que tenha estruturado tua vida em torno dos quebra-cabeças, e que pra levar a cabo o seu projeto tem percorrido o universo e recorrido a diversos outros habitantes do edifício. O edifício foi construído a respeito dois terrenos, um deles pertencente ao comerciante de madeira Samuel Simon, e o outro a companhia de aluguer de veículos Norbert Crubellier.