O príncipe Aisin-Gioro Pujie (16 de abril de 1907 – 28 de fevereiro de 1994) foi o irmão mais velho e herdeiro de pu yi, o último Imperador da China. Em 1945, foi preso por contribuir com os japoneses no decorrer da Segunda Guerra Mundial. Foi lançado em 1960, e do mesmo jeito seu irmão, mais tarde, ele se juntou ao Partido Comunista da China (PCCh).
Nasceu em Pequim, em 1907. Pujie era o segundo filho de Zaifeng e sua esposa Youlan. Quando era criancinha, ele foi levado para a Cidade Proibida, em Pequim, para ser o companheiro de jogos e aulas de seu irmão, pu yi. Em 1929 Pujie foi enviado para o Japão pra aprender. Ele Se formou pela Escola de Gakushüin Peers e falava fluentemente o idioma japonês.
Pujie casou-se na primeira vez em 1924 com uma princesa manchu chamada Tángshíxiá (唐石霞), todavia não tiveram nenhum filho. Deixou a sua esposa, quando se mudou para o Japão pra estudar, e o casal se separou alguns anos mais tarde. Depois de se formar na Academia do Exército Imperial Japonês, Pujie lembrou-se de um casamento de conveniência com uma mulher da nobreza japonesa. Pujie elegeu lady Hiro Saga (1914-1987), que era parente da Família Imperial Japonesa, de uma fotografia de uma série de possíveis candidatas aprovadas pelo Exército de Kwantung.
do mesmo modo seu irmão, Puyi não tinha um herdeiro direto, o casamento tinha fortes implicações políticas, e se dirigiu tal a fortalecer as relações entre as duas nações, como a introdução de sangue japonesa da Família Imperial Manchu. A solenidade de tratado teve ambiente pela Embaixada de Manchukuo, em Tóquio, o 2 de fevereiro de 1937, com o casamento oficial praticada na Sala Imperial do Exército em Kudanzaka 3 de abril. Em outubro, o casal se mudou pra Hsinking, a capital de Manchukuo, onde pu yi era assim o Imperador, no entanto realmente era um fantoche dos japoneses.
Como o seu irmão mais velho, pu yi não tinha filhos, Pujie foi considerado, pela primeira vez pela linha de sucessão ao trono de Manchukuo, e os japoneses o proclamaram de forma oficial como herdeiro. Todavia, não foi nomeado por teu irmão, como herdeiro da dinastia Qing, como as tradições imperiais mostrarem que um imperador sem filhos necessita escolher a sua herdeiro de uma das próximas gerações da família.
Retornou brevemente ao Japão, em 1944, pra frequentar a faculdade Superior do Exército. No instante da queda de Manchukuo, no decorrer da Batalha da Manchúria, em agosto de 1945, Pujie inicialmente tentou escapar para o exílio no Japão com seu irmão. Pujie foi detido pelo Exército Vermelho, e foi enviado para os campos de prisioneiros de Chita e Jabarovsk junto com teu irmão e outros parentes.
Com a aproximação sino-soviético após o estabelecimento da República Popular da China em 1949, Pujie foi extraditado pra China no ano seguinte. Em teu retorno à China, Pujie foi aprisionado no Centro de Gestão de Criminosos de Guerra de Fushun. Um prisioneiro modelo, tornou-se um símbolo da indulgência pelo regime comunista, em 1960, entrou pro Partido Comunista da China (como seu irmão), e, mais tarde, ocupou vários cargos consideráveis. Em 1961 Pujie se reuniu com sua esposa, com a autorização do primeiro-ministro chinês Zhou Enlai.
- Um Antecedente à Independência
- Immigration Politics
- trinta segundinos … o Gol
- Mas ia à missa feito um pincel
- Por tradição preferem ser elas as conquistadas e não quem cortejen
- Tacos de carne assada, originários de Mexicali, preparados com carne, feijão, guacamole
- “a pessoa necessita crer no casamento como na imortalidade da alma.”
Em 1978, Pujie ficou deputado de Xangai, na V Assembleia Nacional do Poder Popular. Além disso, atuou como assessor técnico no video de 1987, O último imperador, que narra a existência de teu irmão, pu yi. Sob os termos de uma lei de sucessão, adoptada em 1937 Pujie, como irmão do imperador, era o herdeiro no momento em que Puyi morreu em 1967, e não teve filhos.
Quando morreu, o direito de sucessão passou pro seu parente masculino mais próximo, quer dizer, Jin Youzhi, teu meio-irmão. 1. Princesa Aisin-Gioro Huisheng 慧生 (1938-1957) – Princesa (Chün Chu Kung Chu) Huisheng, nasceu em Hsingking em fevereiro de 1939 e foi educada em privado e posteriormente estudou pela Universidade de Gakushüin. Ela morreu em Izu, perto de Tóquio, em dez de dezembro de 1957, no que parece ter sido um assassinato-suicídio.
2. Princesa Aisin-Gioro Yunsheng 嫮生 (1940) – Princesa (Chün Chu Chu Kung) Yunsheng foi educada pela privada e depois estudou na Universidade de Mulheres de Gakushüin em Tóquio. Mais tarde casou-se com Kosei Fukunaga, um velho aristocrata japonês empregado na indústria do automóvel de Tóquio. Ela tem cinco filhos. ↑ Yuwu Song (2013). Biographical Dictionary of the People’s Republic of China, McFarland, cima ↑ Yuwu Song (2013). Biographical Dictionary of the People’s Republic of China, McFarland, pp. ↑ Yuwu Song (2013). Biographical Dictionary of the People’s Republic of China, McFarland, pág.